Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Le Journal Franco-brésilien

Pão francês, bon appétit!!

Pão francês, bon appétit!!

Apesar de morar na França ha oito anos nunca encontrei pão francês nas panificadoras, simplesmente porque ele não existe por aqui. Pesquisando na internet encontrei a seguinte explicação; "No século XIX, o pão popular na França era curto, cilindrico, com miolo duro e a casca dourada, um precursor da baguete, que somente consolidou a forma comprida no século XX. Enquanto isso, no Brasil, o pão comum era com miolo e casca escuros, uma versão tropical do pão italiano. Quando a elite do Brasil recém-independente viajava para Paris, voltava descrevendo o pãozinho para seus padeiros, que faziam o possivel para reproduzir a receita pela descrição. Dessa gastronomia oral saiu o pão "francês" à la brasileira, que difere da receita original por levar açucar e gordura na massa."*

Apesar de não encontrar o "pão francês", escolher um pão numa boulangerie (padaria) nem sempre é tarefa facil. O mais simples seria escolher uma baguete, coloca-la embaixo do braço e partir, mas diante de tantos tipos de pães fica um pouco complicado. Principalmente quando sabemos que tal pão combina com tal queijo, tal vinho tal prato. Preciso deixar claro que o pão tem o mesmo valor do nosso arroz, ou seja esta quase sempre presente no almoço e jantar, além é claro do café da manhã. Impossivel não te-lo à mesa. Sua falta é uma afronta, quase um sacrilégio.

Existe mesmo uma lei de 1993 que define a receita basica do pão. Cabe aos mestres padeiros a magia e a criatividade.

A variedade de pães é gigantesca. O pão tradicional francês é fabricado com uma mistura de farinha, agua, sal, fermento ou levedura. Os pães são classificados a partir da farinha utilizada, bis, blanc ou complet. Entre os principais tipos de pães temos o La faluche, é um pão tipico da região norte da França, La fouée, La fougasse, La Gâche de Normandie, Le pain au levain, Le pain azyme, le pain bûcheron, Le pain de campagne, Le pain d'épi, Le pain Napoléon, Le Pain polka, Le pain au chocolat, Les pains spéciaux, Le pain bio, Le pain de seigle, Le pain au son.

Na França, a cada segundo são produzidas e consumidas 320 baguetes, algo como dez bilhões de baguetes por ano para uma população de 64 milhões de pessoas.

Em Paris existe mesmo um prêmio para a melhor baguete, o Le grand prix de la baguette de la ville de Paris, e o grande vencedor de 2015 foi a boulangerie Le Grenier à Pain, no XIX arrondissement.

Portanto antes de rir quando cruzar um francês com uma baguete embaixo do braço, pense que antes de tudo trata-se de uma arte sacra.

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article