Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Le Journal Franco-brésilien

Queijos franceses

Queijos franceses

Como se pode governar um pais que tem mais de 300 variedades de queijos? Frase famosa do general De Gaulle sobre a França, com seus 365 tipos de queijos. Portanto poderiamos comer um queijo diferente por dia durante um ano sem repeti-lo. Quando se chega por aqui, a simples compra no supermercado torna-se um curso de combatente na hora de escolher o queijo, e não vou nem comentar, a combinação com o vinho certo. Apos 8 anos morando por aqui claro que ja tenho meus preferidos, alguns extremamente fedidos, outros que são quase capazes de caminhar sozinhos sobre a mesa. Mesmo se alguns estão entre meus preferidos não quer dizer que os coma todos os dias. Existem queijos baratos de boa qualidade, existem queijos caros de qualidade duvidosa e existem aqueles carissimos que são simplesmente idescritiveis. A arte do queijo é uma tradição familiar que se transmite de gerações em gerações. Minhas duas filhas não dispensam um pedaço de queijo no final da refeição. Queijos de vaca, cabra, ovelhas, o leque é enorme.

Entres os mais conhecidos estão o BRIE, um queijo de vaca. Um dos melhores queijos do mundo, conhecido por sua superficie branca e interior cremoso, foi proclamado o Rei dos Queijos em 1815.

O CAMEMBERT, talvez seja o mais conhecido dos queijos franceses. Queijo tipico da região da Normadia no norte da França. Outro queijo de vaca, mas com uma aroma de cogumelos e sbaor de nozes

COULOMMIERS, um primo do BRIE, tem um sabor um pouco mais picante. Vai bem com frutas frescas, como a pêra e a maçã.

SAINT-PAULIN, vem da região da Bretanha. Um queijo bem leve que as crianças adoram.

COMTE, outro bem popular. Também de vaca. Originario das montanhas da Franche-Comte.

ROQUEFORT, o rei dos queijos "azuis". Trata-se de uma das joias da cora francesa, orgulho nacional. Existem registros sobre a origem desse queijo de ovelhas que datam de 1070. Essencial.

FOURME DAMBERT, um queijo de vaca produzido nas montanhas à 1600 metros.

EMMENTAL, um icone quando o assunto é queijo. Tem uma aparência inconfundivel, é o queijo dos desenhos animados com seus furos. Suave e adocicado.

PONT LEVEQUE, o mais antigos dos queijos da velha Normandia.

REBLOCHON, Vem das montanhas de Savoi, não muito longe de Lyon.

Para começar, 10 dicas que podem ajudar a proporcionar um momento agradavel entre amigos, entre algumas taças de vinhos. Continuarei escrevendo e aprofundando essas dicas e mais para frente acrescentando as combinações possiveis e imaginaveis com vinhos e champagnes.

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article