Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Le Journal Franco-brésilien

10 otimas razões para conhecer Lyon

10 otimas razões para conhecer Lyon

Lyon, fundada pelos romanos no ano 43 a.C., localizada no sudeste da França, tornou-se a segunda maior metropole do pais à menos de 2 horas de trem de Paris, e pouco mais de uma hora de viagem de carro até os Alpes, a Suiça ou Torino na Italia por exemplo. Conexão direta de trem com Londres, Frankfurt e Barcelona. Patrimonio da Humanidade, Lyon é um importante centro de cultura: Bienal da Dança, Bienal de Arte Contemporanea, Festa das Luzes e Festival de Cinema. Capital da região mais industrializada da França com suas quatro usinas atomicas e a segunda região mais rica do hexagono, como é conhecida a França. Durante a Segunda Guerra foi o centro da resistência francesa. Lyon é misteriosa e surpreendente. Tudo isso ja seriam boas razões para conhecer Lyon, mas vou detalhar um pouco em 10 razões por ter escolhido Lyon para ser minha segunda casa...

1. Capital gastronomica da França, do chefe mundialmente conhecido Paul Bocuse. Entrar num Bouchon, os restaurantes tipicos de Lyon, onde se come a tradicional comida do lyonês é compreender a alma da cidade. Vale à pena se levantar num domingo pela manhã para visitar e degustar vinhos, queijos, carnes, frutos do mar, trufas, pães, doces, macarons e chocolates no sofisticado Les Halles de Lyon, uma espécie de Mercado Municipal.

2. Sitio arqueologico riquissimo, como o teatro Galo-Romano no alto da colina da Fourvière, com uma esplêndida vista panoramica da cidade. Nos dias em que a meteorologia é caprichosa, é possivel ver o Mont Blanc, o topo da Europa com seus 4809 metros localizado à mais de 200km de Lyon. Os aquedutos ao redor da cidade são uma viagem no tempo, o Anfiteatro "des Trois-Gaules" uma joia milenar.

3. Monumentos como a prefeitura de Lyon na praça des Terreaux, onde se localiza também a majestosa fonte Bartholdi. O monumental Hotel Dieu na presqu'ile, foi o primeiro hospital de Lyon, construido em 1184. A praça Bellecour, o coração de Lyon, com a bela escultura de Louis XIV dominando o centro da praça. Os magnificos predios da Universidade de Lyon às margens do Rio Rhône. O Palacio de Justiça e suas 24 colunas às margens do segundo rio que atravessa Lyon, o rio Saône. O Teatro de Célestins. A Mansão dos irmãos Lumière, inventores do cinema. A Opéra de Lyon. O fabuloso Palacio do Comércio do arquiteto René Dardel. A futurista Cité Internationale. A Basilica de Fourvière.

4. Os Museus de Lyon como o Museu da Resistência e da Deportação, dos tecidos e artes decorativas (a seda teve grande importancia para a cidade, e graças aos seu comercio colocou Lyon entre as mais importantes cidades da Europa.), Museu das Belas Artes, Museu de Miniaturas e o Museu do Cinema. Para finalizar, o modernissimo Museu des Confluences.

5. Vieux-Lyon, a cidade velha. Depois de Veneza, Lyon possui o maior conjunto de construções da Renascença. Uma caminhada nas suas ruelas e passagens secretas, os traboules, é uma viagem no tempo. A Catedral de Saint Jean que data do século XII é parada obrigatoria.

6. O parque da Tete d'Or, um dos maiores parques urbanos da Europa. O Central Park de Lyon. O local tem esse nome graças à uma lenda que diz que existe uma cabeça de Jesus Cristo em ouro enterrada no fundo do seu lago.

7. Rhône e Sâone. Os dois rios que cortam a cidade e se encontram no sul da cidade, na região conhecida como Confluence, o mais novo bairro de Lyon, high-tech e ecologico. Um passeio de barco é uma boa pedida para os dias ensolarados da primavera ou nas noites quentes de verão. As margens do rio Rhône permitem uma bela balada de bicicleta, à pé, ou simplesmente para deitar-se e aproveitar o sol. Outra dica são os barcos ancorados nas margens e transformados em restaurantes e bares. Animação garantida.

8. O Bairro da Croix-Rousse, no alto da colina de mesmo nome, Cruz avermelhada em português, deve-se à uma cruz erguida no século XVI no planato, feita de pedras douradas de cor ocre. O bairro é o Montmartre de Lyon. Um bairro bohêmio, cheio de historias e de revoltas, densamente ocupado, onde é mais facil ganhar na loteria do que encontrar uma vaga para estacionar. Tem uma bela vista da cidade e possui otimos restaurantes. Na primavera e verão é pleno de charme e musica. O ponto alto é a festa da musica no dia 21 de junho.

9. O sistema de transporte publico de Lyon. Trens, bondes, mêtro, onibus e bicicletas publicas permitem descobrir a cidade num estalar de dedos.

10. Beaujolais, é a região vinicola que cerca Lyon. Um passeio que não pode faltar, entre vinhedos, adegas e castelos medievais. Hospedar-se num gîte é a forma mais barata e charmosa para passar alguns dias desfrutando dos produtos regionais e manter um contato mais proximo com os moradores da região. Tudo isso numa ambiente à la francesa ao som de acordão entre duas taças de vinho e uma baguete embaixo do braço.

Poderia enumerar varios outros motivos para estimular o desejo de conhecer uma das mais belas cidades da França, como a qualidade de vida, a segurança e tranquilidade, o seu sistema de saude e educacional por exemplo. Enfim, vale a pena conhecê-la. A França é bem mais que Paris. Lyon é sensacional. ONLYLYON. Bon voyage.

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article